Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Acesso CAFe

Publicado: Quinta, 07 Dezembro 2017 16:03 | Acessos: 3481

Professores, estudantes e servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) já podem usufruir das vantagens oferecidas pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), serviço mantido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que provê facilidades de autenticação e troca de informações.

Estão reunidas instituições de ensino e pesquisa brasileiras em uma rede de confiança, possibilitando o acesso a diversos serviços voltados para o meio acadêmico. A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento.

É válido destacar, que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) promove o acesso remoto ao Portal de Periódicos por meio da CAFe, que só é possível quando a instituição participa da Comunidade. Antes da adesão da UFLA à CAFe, esse acesso só poderia ser realizado por meio de IP interno do câmpus e necessitava ainda de configuração Proxy.

O Portal de Periódicos da Capes é um dos provedores de serviço mais acessados da CAFe, por seu vasto conteúdo acadêmico, é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições o melhor da produção científica internacional.

Orientações e procedimentos para o usuário autenticar-se e obter o acesso remoto via CAFe ao Portal:

Acesse o sítio do Portal de Periódicos, por meio do endereço http://www.periodicos.capes.gov.br ou pelo sítio da CAPEShttp://www.capes.gov.br e clique no banner do Portal de Periódicos.

Para iniciar o acesso remoto via CAFe pelo Portal de Periódicos, clique no link “ACESSO CAFE”.

Após a abertura da tela, clique para abrir a lista de instituições. Selecione sua instituição.

Após a seleção da instituição clique no botão “Enviar”

Informe o Login (somente a primeira parte do e-mail institucional, anterior ao @) e Senha (desse e-mail) e prossiga com a autenticação.

Camila Caetano, jornalista- bolsista DCOM/Fapemig.